HQ
De volta à Gamescom em agosto, tive a oportunidade de conferir uma versão inicial do Funday Games ' top-down roguelike auto-shooter, Deep Rock Galactic: Survivor. Esta é essencialmente uma Deep Rock assumir o conceito que Vampire Survivors tornou imensamente popular ultimamente, quando você se veste como um anão e é jogado em um nível para minerar recursos e escapar e abater hordas de insetos que o perseguem ao redor do nível. É um jogo onde a mecânica principal pode ser simplificada para uma entrada importante, usando um stick analógico (se você estiver jogando com um controle), já que tudo neste jogo é feito automaticamente, deixando você apenas com a tarefa de tomar as principais decisões que garantirão que você sobreviva a cada onda de bugs hostis. É o epítome da simplicidade, mas funciona como um encanto e é divertido sem esforço.
HQ
Como este é um lançamento de Acesso Antecipado no momento, há apenas três níveis para explorar; Crystalline Caverns, Magma Core e Hollow Bough. Cada um é visualmente muito diferente e tem algumas mecânicas que os diferenciam dos demais. Por exemplo, Magma Core tem pisos que causam danos por queimaduras quando você pisa neles, enquanto Hollow Bough tem obstáculos biológicos e trepadeiras regeneradoras que atrapalham seu caminho à medida que você se movimenta. Nada disso muda a ideia central do jogo, no entanto, você ainda tem a tarefa de minerar o máximo de recursos úteis possível, eliminar bugs e ganhar experiência para melhorar seu equipamento, tudo na esperança de chegar ao andar mais baixo da masmorra para enfrentar e, com sorte, superar o chefe principal que se esconde lá para completar o mergulho.
Os sistemas de progressão vêm em duas formas. Há os elementos não permanentes que são aparentes em cada mergulho. Essencialmente, tudo o que você faz recompensa um pouco de experiência, e cada vez que você subir de nível, você poderá selecionar uma atualização que desbloqueará uma nova arma para o seu Anão, ou atualizará/melhorará uma arma ou atributo existente, seja aumentando o dano, maior taxa de fogo, menor tempo de recarga, maior raio de coleta de itens/XP, mais armadura ou saúde, você entendeu o ponto. Quando você morre ou completa um mergulho, essas melhorias não vêm com você, elas são perdidas para sempre em verdadeira moda roguelike, mas felizmente muitos dos recursos que você coleta fazem. Você pode usar o ouro coletado e uma variedade de outros recursos kooky para melhorar permanentemente a saúde, dano, chance de acerto crítico, velocidade de movimento e assim por diante, tudo por uma porcentagem e, da mesma forma, para cada grande desafio que você completar relacionado a um mergulho, você ganhará um token que vai para desbloquear um mergulho mais difícil ou até mesmo um novo arquétipo de classe ou classe de anão inteiramente.
Publicidade:
É tudo muito simples de digerir e isso se traduz na jogabilidade também, pois embora existam vários tipos de inimigos de bugs para enfrentar - muitos dos quais têm ataques e sistemas únicos, e uma série de tipos de armas que cada um faz coisas diferentes e até mesmo abre a porta para sistemas de dano elementar - a principal premissa deste jogo é correr e evitar tomar golpes. Isso parece simples na prática, mas quando o jogo sobrecarrega sua tela com centenas, talvez até milhares de bugs ao mesmo tempo, é fácil escorregar e rapidamente ser punido por suas ações. Você precisa ser rápido e usar constantemente suas habilidades de mineração para romper paredes para escapar das ameaças de enxames de insetos e dos chefes devastadores, tudo isso enquanto faz um esforço para minerar quaisquer recursos que encontrar e completar objetivos secundários para um influxo de ouro.
O brilho de Deep Rock Galactic: Survivor é como a premissa simples é infinitamente divertida. A rotina principal da jogabilidade é mais do que suficiente para conduzir horas e horas de ação, e os diferentes níveis de dificuldade e as diferentes classes de anões que cada uma trabalha ligeiramente diferente da outra adicionam muita profundidade bem-vinda - que sem dúvida continuará no futuro, à medida que mais e mais conteúdo é adicionado para reforçar a experiência. No entanto, mesmo como é, é uma experiência completamente ótima para jogar, uma que eu realmente gostaria de poder rodar em um Nintendo Switch para jogar enquanto estava deitado em um sofá. Considerando que alguns projetos de Acesso Antecipado parecem muito incompletos na estreia, quase levantando a questão de por que eles têm permissão para colocar um preço neles, este jogo é um conceito brilhante e que você deve parar o que está fazendo agora para pegar uma cópia em Steam já que isso só vai te custar £ 10.
Na minha última prévia deste jogo de agosto de 2023, eu disse que Deep Rock Galactic: Survivor se tornaria minha próxima obsessão. Bem, é exatamente isso que se tornou.
Publicidade: